Voz sobre IP, também chamada de VoIP ( voz sobre IP, telefonia IP, telefonia via Internet), é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Empresas como a KVOIP que fornecem o serviço de VoIP são chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Ligações entre clientes KVOIP e entre filiais são gratuitas. Chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) através da KVOIP tem custo reduzido.
Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia.
01. API de Integração
02. Pré-atendimento (URA)
03. Gravação de URA
04. Gravador de Chamadas de Entrada e Saída
05. Filas de Atendimento
06. Grupos de Captura
07. Música em Espera Personalizada
08. Sem Internet-Transfere para Celular
09. Relatório de Gasto Setorizado
10. Acompanhamento de Gasto
11. Categorias
12. Planos de Horários de Atendimento
13. Salas de Conferência
14. Áudios Personalizado
15. Painel de Usuário com Perfil de Acesso Personalizado
16. Correio de Voz
17. Identificador de Chamadas
18. Planos de Discagem
19. Dashboard Tela de Parede
20. Portabilidade Numérica
21. Grupos de Escuta
22. Dashboard Tela do Supervisor
23. Filas de Callcenter
24. Pesquisa de Satisfação
25. Entradas Autenticadas
26. Entradas Personalizadas
27. Softphone Web para PABX e Discador Automático
28. Listas de Bloqueios e Permissões
29. Grupos de Recepcionistas
30. Número Entrante 0800, Número Entrante Único Nacional e DID
32. Aviso antes do Atendimento
33. Transferência para Ramal e Número Externo
O VoIP da KVOIP pode facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais. Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para um telefone VoIP, independentemente da localização na rede. Por exemplo, é possível levar um telefone VoIP da KVOIP para uma viagem, e onde você conectá-lo à Internet pode-se efetuar e receber ligações, contanto que a conexão seja de no mínimo 40Kbps de download e upload e estável. O fato da tecnologia ser atrelada à Internet também traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como conversação de vídeo, mensageiros instantâneos, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Estar relacionado à Internet também significa que o custo da chamada não depende da localização e dos horários de utilização, ambos os parâmetros usados na cobrança na telefonia fixa e móvel, e cujos valores variam de operadora a operadora.
Os pacotes de serviço da KVOIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas para outros ramais ou números entrantes KVOIP, rediscagem automática e identificador de chamadas.
Entretanto, apesar de amplamente utilizado através de computadores, o VoIP pode ser utilizado através de adaptadores para telefones analógicos ou gateways VoIP, que são aparelhos que podem ser conectados diretamente em uma conexão banda larga e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos ou ramais. Eles fornecem a interligação entre as redes IP e fixas.
Consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino.
Exemplo: o utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de "telefone fora do gancho". A parte de aplicação emite um sinal de discagem. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.
Protocolo utilizado para transporte:
● UDP
Protocolo utilizado para sinalização:
● SIP
Codecs de áudio:
● G.729
● PCMU
● PCMA
Protocolo utilizado no transporte de mídia:
● RTP
Apesar de nem todos ambientes de escritório e residências utilizarem uma infra-estrutura puramente de telefonia IP, provedores de telecomunicações usam a tecnologia rotineiramente, geralmente em uma rede IP dedicada para conectar estações e converter sinais de voz em pacotes IP e vice e versa. O resultado é uma rede digital genérica (tráfego de voz e dados) com escalabilidade. O consumidor corporativo usa a telefonia IP para obter as vantagens da abstração da informação na rede. Com o VoIP da KVOIP é necessário somente fornecer uma conexão de dados e mais banda de rede. Não sendo necessário distribuir uma rede específica para a telefonia no ambiente de trabalho. Empresas maiores também fazem uso de gateways para as redes tradicionais, reduzindo custos de mão de obra. Seu uso é ainda mais visível quando uma empresa necessita se comunicar entre filiais distantes a nível internacional.
Outro tipo de aplicação corporativo deste sistema resulta na tele-conferência com custos reduzidos, senão nulos, em que os sistemas envolvidos, sejam eles software cliente ou hardware específico para tal aplicação, disponibilizam formas simples para vários colaboradores comunicarem entre si sem que requeiram grandes centrais telefônicas e/ou sequências complexas de números e símbolos no telefone para darem início a uma sessão (ramais).
Pelos projetos atuais das empresas que hoje trabalham com VoIP, segundo analistas de mercado e alguns pontos de opinião, uma das próximas etapas na evolução do VoIP é a extinção por completo do modelo atual de ligações de longa distância (DDD/DDI) pela rede PSTN e, mais adiante, talvez a erradicação dos sistemas convencionais de telefonia.
Parte desta evolução estará à medida que os telefones IP chegarem aos lares e os acessos em banda larga se popularizarem. Neste sentido, vários segmentos trabalham no intuito de criarem redes convergentes, seja utilizando os meios de transmissão telefônica atual, já compartilhado por serviços ADSL e fibra óptica, seja compartilhando meios de transmissão de serviços de televisão a cabo, entre outros.
O futuro da tecnologia de Voice over Internet Protocol (VoIP) são as comunicações unificadas (UCoIP) (Unified Communication over IP).
O órgão responsável pela regulamentação de telecomunicações no Brasil é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
A ANATEL, através de um comunicado, clarificou que um provedor VoIP, que não fornece a estrutura, isto é, não fornece a rede, não precisa de licença da ANATEL. Assim os provedores VoIP que possuem somente o Servidor e não oferecem o link, não necessitam da licença. A KVOIP possui licença da Anatel para operar em todo o Brasil.
Este artigo foi baseado no conteúdo do site Wikipédia.
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Wagner