202308-CRIANDO PLANILHA E IMPORTANDO DADOS DO EXCEL PARA O CRM

179

1º COMO CRIAR UMA PLANILHA PARA IMPORTAÇÃO DE UM ARQUIVO EXCEL PARA O CRM


Você pode criar um padrão de planilha de acordo com os campos obrigatórios de seu CRM ou pode utilizar esta planilha de modelo.
A primeira linha desta planilha contém o nome dos campos dentro do CRM para facilitar no momento da importação.

Planilha Modelo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/16bijhtYiW64gvZy3nEf4wgshbRMnF504i9a8UYRv6Yk/edit?usp=sharing
Nesta importação teremos duas etapas sendo elas:
1ª Etapa será importar as organizações
2ª Etapa será importar os contatos de forma que já fiquem vinculados às suas respectivas organizações.
Para começar preencha os dados das organizações(Destacados com as colunas amarelas no planilha de modelo)
Após preencher as organizações preencha ao lado os dados dos contato(Destacados nas colunas verdes)
Ex: Se a organização KVOIP Telecom tiver 3 contatos devemos duplicar os dados da organização em 3 linhas e ao lado nas colunas de contato preencher cada linha com um contato diferente
A planilha preenchida deve ficar desta forma Após concluir a criação da planilha você pode baixá-la para sua máquina e utilizá-la na importação de dados dentro do CRM

 

2º COMO IMPORTAR DADOS DE UM ARQUIVO DE EXCEL PARA O CRM

Com o acesso de administrador do sistema:
1. Acesse o módulo de Organizações
2. Clique no botão de importação de dados no canto superior direito
3. Nesta tela clique no botão Selecionar arquivo, lembrando o arquivo deve estar no formato CSV
4. Marque a caixa de tem cabeçalho
5. Em Delimitador marque a opção comma
6. Clique em Próximo
7. No campo Definir como os registros duplicados devem ser manipulados Vamos escolher o'que o sistema deve fazer com os registros em que for identificado informações duplicadas
8. Abaixo temos dois quadros sendo eles Campos disponíveis e Campos para serem combinados podemos escolher na esquerda os campos que queremos utilizar para validar as duplicidades, escolha o campo que não pode ter duplicatas e jogue para a direita
9. Clique em Próximo Vamos fazer o mapeamento dos campos da planilha com os campos do CRM
10. Neste exemplo temos 4 colunas em tela:
-Cabeçalho: Cabeçalho é a primeira linha do arquivo do excel
-Linha 1: Linha1 é a primeira linha do arquivo do excel
-Campos CRM: Nesta coluna vamos escolher em qual campo do CRM a informação deve ser importada
-Valor Padrão: Nesta opção podemos escolher qual informação deve ser preenchida no campo
11. Na linha NOME ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Nome Organização (*)
12. Na linha CNPJ ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolheremos a opção CNPJ|CPF (*)
13. Na linha EMAIL ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Email 1
14. Na linha STATUS ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção STATUS e ao lado em valor padrão escolha um dos status disponíveis no CRM
15. Na linha RESPONSÁVEL Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção RESPONSÁVEL e ao lado em valor padrão escolha um dos Responsáveis disponíveis no CRM
16. Na linha PERSONALIDADE ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Personalidade (*) e ao lado em valor padrão escolha uma das personalidades disponíveis no CRM
17. Repita este processo com todos os campos destinados a ORGANIZAÇÃO, Vamos ignorar as linhas destinadas aos Contatos, deixe eles sem nenhuma opção selecionada em Campos CRM
18. Clique em IMPORTAR
19. Clique em Final Veja nesta tela que foram criadas organizações com os dados importados de sua planilha.
Vamos agora importar os contatos de cada uma destas organizações, o Processo é exatamente o mesmo que executamos nos passos anteriores
20. Abra o módulo de contatos Menu>Comercial>Contatos
21. Clique no botão de importar dados no topo superior direito
22. Escolha a Opção arquivo CSV
23. Nesta tela clique no botão Selecionar arquivo, lembrando o arquivo deve estar no formato CSV
24. Marque a caixa de tem cabeçalho
25. Em Delimitador marque a opção comma
26. Clique em Próximo Nesta tela vamos definir a prevenção de duplicidade, para não criamos registros duplicados em massa
27. No campo Definir como os registros duplicados devem ser manipulados Vamos escolher o'que o sistema deve fazer com os registros em que for identificado informações duplicadas
28. Abaixo temos dois quadros sendo eles Campos disponíveis e Campos para serem combinados podemos escolher na esquerda os campos que queremos utilizar para validar as duplicidades, escolha o campo que não pode ter duplicatas e jogue para a direita
29. Clique em Próximo Vamos fazer o mapeamento dos campos da planilha com os campos do CRM
30. Neste exemplo temos 4 colunas em tela:
-Cabeçalho: Cabeçalho é a primeira linha do arquivo do excel
-Linha 1: A coluna Linha1 é a primeira linha do arquivo do excel
-Campos CRM: Vamos escolher em qual campo do CRM a informação deve ser importada
-Valor Padrão: Nesta opção podemos escolher qual informação deve ser preenchida no campo caso ele esteja vazio
31. Na linha NOME ORGANIZAÇÃO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Nome Organização (*) Lembrando que caso esta opção não seja preenchida os contatos serão criados sem vínculo a nenhuma empresa.
Vamos ignorar as demais linhas relacionadas à organização, pois já definimos estes campos na importação anterior.
32. Na linha NOME CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção NOME
33. Na linha SOBRENOME CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Sobrenome (*)
34. Na linha CPF CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção CPF
35. Na linha TEL WHATS CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Tel|Whats
36. Na linha EMAIL CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção Email 1
37. Na linha STATUS CONTATO Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção STATUS (*) e ao lado em valor padrão escolha um dos status disponíveis no CRM
38. Na linha RESPONSÁVEL Vamos até a coluna CAMPOS CRM e escolhemos a opção RESPONSÁVEL (*) e ao lado em valor padrão escolha um dos Responsáveis disponíveis no CRM
39. Repita este processo com todos os campos destinados a CONTATO
40. Clique em IMPORTAR
41. Clique em Final

Gostou deste artigo? 1

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Mostrar mais

Escreva um comentário:

Não encontrou o que procurava?

Abra um chamado e nossa equipe de especialistas irá analisar.

Abrir Chamado