Nas ações Atualizar Campos e Criar Registro dos Workflows , você tem a opção de atualizar os valores dos campos por meio de funções internas. As funções executam cálculos como concatenação de strings, adição e subtração de dias, etc.
Este artigo explica em detalhes cada função fornecida pelo Vtiger.
Listadas abaixo estão todas as funções fornecidas pelo Vtiger.
Esta função combina dois campos. Você pode usar isso, especialmente para combinar campos de texto.
Por exemplo, se você tiver um campo chamado Nome completo, poderá combinar o nome e o sobrenome usando concat(firstname,lastname) .
A função concat() pode combinar qualquer número de strings separadas por vírgulas. Por exemplo, para formar o campo Endereço de Cobrança, o formato é concat(Rua,' ',Cidade,' ',Pincode).
|
Esta função usa campos de Data como entrada. Calcula a diferença de tempo em dias entre os dois campos.
Por exemplo, você deseja saber o período de suporte de um contato. A diferença pode ser calculada usando time_diffdays(support_end_date,support_start_date) .
A Data de término do suporte é subtraída da Data de início do suporte para obter o resultado.
Esta função fornece a diferença entre a data atual e um campo de data.
Por exemplo,
Esta função recebe campos de Data como entrada e calcula a diferença de tempo entre os campos em segundos.
Por exemplo, para atualizar o campo Tempo Decorrido dependendo do Tempo de Criação e do Tempo de Modificação de um registro, você deve usar time_diff(modifiedtime,createdtime) . A função realiza a subtração da seguinte forma - time_diff(modifiedtime - created time).
Esta função fornece a diferença de tempo (em segundos) entre a data atual e um campo de data.
Por exemplo, você deseja saber quantos segundos se passaram desde que um ticket interno foi criado. Para isso, você deve utilizar a função time_diff(createdtime) . Em segundo plano, a função opera desta forma - time_diff(data atual - hora criada).
Esta função recebe campos de Data como entrada e calcula a diferença de tempo (em dias) entre dois campos.
Por exemplo, você deseja saber o período de suporte de um contato. Você pode calculá-lo usando os campos Data de início do suporte e Data de término do suporte. A diferença pode ser calculada usando time_diffweekdays(support_end_date,support_start_date).
Esta função fornece a diferença entre a data atual e um campo de data.
Por exemplo, você deseja saber quantos dias da semana se passaram desde que um caso foi criado. Para isso, você deve usar a função time_diffweekdays(createdtime). Em segundo plano, a função opera desta forma - time_diffdays(data atual - hora criada).
Esta função permite aos usuários calcular uma nova data. São necessárias duas entradas - uma data e um número - separadas por vírgulas. Ele adiciona o número à data e resulta em uma nova data.
Por exemplo, você deseja fornecer a um cliente um período de suporte de 60 dias e atualizar a data final no campo Data final do suporte. A função seria add_days(start_date,60), onde o primeiro parâmetro é um campo de data e o segundo parâmetro é o número de dias.
Portanto, add_days(2020-08-16,60) resultará na data 2020-10-15.
Esta função permite ao usuário calcular uma nova data, levando em conta apenas os dias da semana. São necessárias duas entradas - uma data e um número - separadas por vírgulas. Ele adiciona o número à data e resulta em uma nova data.
Por exemplo, você deseja atualizar a Data de fechamento real adicionando 'n' número de dias à Data de fechamento esperada. Você pode usar esta função - add_weekdays(closingdate,n).
Essa função permite que os usuários calculem uma nova data usando duas entradas - uma data e um número separados por vírgulas. Ele deduz o número da data.
Por exemplo, para enviar um e-mail a um cliente 'n' dias antes da data de término do suporte, você pode criar e atualizar um campo personalizado chamado Data de notificação. A função seria sub_days(support_end_date,n).
|
add_time(timefield,minutes)
Esta função calcula uma nova hora adicionando a hora e os minutos especificados.
Por exemplo, considere que uma instituição educacional está realizando um teste online. Para atualizar o horário final do exame, a função pode ser usada da seguinte maneira - add_time(exam_start_time, 180).
Essa função calcula um novo horário subtraindo os minutos especificados do horário especificado.
Por exemplo, se você conduzir uma campanha de recrutamento em sua empresa, poderá configurar o horário de login dos candidatos usando a função sub_time(interview_start_time, 90).
Esta função busca a data atual. Quando você seleciona essa função nas Expressões do fluxo de trabalho, ela aparece como get_date('today').
Por exemplo, se você precisar atualizar a data de recebimento do pagamento quando o status de uma fatura for alterado para pago, use get_date('today').
Esta função busca a data do dia seguinte. Quando você escolhe essa função nas Expressões do fluxo de trabalho, ela aparece como get_date('tomorrow').
Por exemplo, se o Status de um projeto for alterado para Iniciado no dia atual, a Data de início do projeto será atualizada com a data de amanhã. Portanto, a expressão seria get_date('tomorrow').
Esta função busca a data do dia anterior. Quando você seleciona essa função nas Expressões do fluxo de trabalho, ela aparece como get_date('ontem').
Esta função é usada para calcular a potência de um número inteiro, como o quadrado ou o cubo de um número inteiro.
Por exemplo, 2^3=8 pode ser simulado usando a função power(2,3).
Esta função é usada para arredondar um número para a precisão especificada.
Por exemplo, Valor = 4350,68 é arredondado para 4351 quando a função roundoff(valor,0).
Esta função converterá o valor do 'campo' de texto para maiúsculas.
Por exemplo, esta função converte a frase 'Bem-vindo ao vtiger crm!' para 'BEM-VINDO AO VTIGER CRM!'
Nota: Esta função aplica-se apenas aos campos Texto e Textarea.
Para evitar a criação de vários fluxos de trabalho para atualizar um único campo em um registro, você pode usar a instrução if-else.
Por exemplo, para atualizar o campo Probabilidade à medida que o Estágio de Vendas de um negócio muda, a expressão é a seguinte:
if sales_stage=='Closed Lost' then 0 else if sales_stage=='Prospecting' then 10 else if sales_stage=='Perception Analysis' then 50 else if sales_stage=='Proposal or Price Quote' then 60 else if sales_stage=='Agreement' then 80 else 100 end
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Verificando campos vazios
outras regras
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
today |
|
|
tomorrow |
|
|
yesterday |
|
|
power(base,exponent) |
|
|
|
|
19. |
uppercase(field) |
Converte o valor em 'campo' (texto) para maiúsculas |
Fonte: https://help.vtiger.com/article/147017525-Automation---Workflows---Vtiger-Expressions#articleHeader3
Abra um chamado e nossa equipe de especialistas irá analisar.
Abrir Chamado
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar!