PASSO A PASSO-Conectando WhatsApp na API Oficial do META

219

Como configurar uma conta comercial do WhatsApp no ​​aplicativo Facebook Business Meta?

  1. Vá para https://business.facebook.com/

  2. Clique no menu à esquerda e escolha “Criar um Portfólio Empresarial”

  3. Preencha com os dados de sua empresa e clique em “Criar”:

  4. Clique em Avançar:

  5. Clique em Avançar:

  6. Clique em Confirmar:




  7. Vá para https://developers.facebook.com/
    Se não tiver uma conta é necessário criá-la

  8. Clique em Criar Aplicativo:

  9. Escolha o Portfólio criado no 3º passo em Business Facebook e clique em Avançar:


  10. Selecione a opção “Outro” e clique em Avançar:

  11. Selecione “Empresa” e clique em Avançar:

  12. Preencha com os dados de seu App e selecione o portfólio criado no 3º passo e clique em Criar Aplicativo:

  13. Clique em configurar da opção  WhatsApp:

  14. Verifique se o portfólio selecionado é o criado no 3º passo e clique em continuar:

  15. Clique em Começar a usar a API:




  1. Localize o bloco “Etapa 5: Adicione um número de telefone” e clique em Adicionar Telefone:

  2. Preencha com os dados da empresa(Estes dados serão exibidos no WhatsApp) clique em Avançar:

  3. Selecione a categoria de sua empresa e clique em Avançar:

  4. Selecione o código de país e preencha com número de telefone, Marque como deseja receber o código de confirmação
    OBS: Para números VOIP é necessário escolher ligação telefônica e que o número esteja apontado para um ramal diretamente, não pode estar apontado para filas ou URAS
    Clique em Avançar:

    A META irá realizar uma ligação para seu número informando o código de verificação, digite na tela e clique em avançar.

  5. Com seu número cadastrado no META clique em Analisar Problema:

  6. Clique em Adicionar Forma de Pagamento:

  7. Clique em Configurações de Pagamento:

  8. Clique em Adicionar forma de pagamento:

  9. Clique em Avançar:

  10. Clique em Avançar:

  11. Preencha com os dados de seu cartão e clique em Salvar:

  1. Clique em Avançar:

  2. Preencha com os dados de sua empresa e clique em Salvar:

 

  1. Vá para https://business.facebook.com/settings/system-users

  2. Escolha o seu portfólio:

  3. Clique em Adicionar:

  4. Clique em Aceito:

  5. Clique em Concluir:

  6. De um nome para seu usuário de sistema, selecione Administrador e clique em Criar usuário do sistema:

  7. Clique em Aceito:


  8. Clique em Concluir:

  9. Clique em Atribuir Ativos:

 

  1. Selecione App na coluna da esquerda, Selecione o Aplicativo na coluna central e marque todas as opções na coluna à direita, Clique em Salvar Alterações


  2. Clique em Concluir:

  3. Clique em Gerar novo token:



  4. Selecione o App, em Expiração do token marque “Nunca”, em Permissões localize e selecione as opções
    whatsapp_business_management e whatsapp_business_messaging
    clique em Gerar Token:


  5. Copie seu token e o armazene em um local seguro, ele não será armazenado no Facebook e precisaremos dele nos próximos passos, não será possível localizá-lo após clicar em OK:

  6. No menu à esquerda clique em Contas do WhatsApp

  7. Selecione o aplicativo:

  8. Clique em Pessoas > Atribuir pessoas

  9. Selecione o usuário de sistema criado e marque controle total, Clique em Atribuir:

  10. Clique em Concluir:

 

  1. Vá para https://business.facebook.com/wa/manage/home/

  2. Clique nos 3 ponto e selecione Ir para o console do desenvolvedor:

  3. Selecione seu aplicativo:

  4. No menu à esquerda clique em WhatsApp > Configuração da API:





  5. Copie estes dois números, iremos formar duas URLs com eles para utilização dentro do CRM nos campos do CRM URL Gateway e BusinessID:

  6. Criando a URL do campo URL Gateway:
    Adicione os números do campo Identificação do número de telefone ao final desta URL:
    https://graph.facebook.com/v19.0/
    Irá ficar desta forma:
    https://graph.facebook.com/v19.0/388923264284790

  7. Criando a URL do campo BusinessID:
    Adicione os números do campo Identificação da conta do WhatsApp Business ao final desta URL:
    https://graph.facebook.com/v19.0/
    Irá ficar desta forma:
    https://graph.facebook.com/v19.0/388155131040612


    Lembrando estes valores são de exemplo cada telefone de WhatsApp terá seu próprio número.

    Salve estas informações junto ao Token copiado no 42º Passo

  8. Clique em criar Configurar WebHooks:

  9. Clique em Editar:


  10. Preencha em URL de retorno de chamada com o URL do ambiente do cliente e o token e clique em Verificar e salvar
    Ex:


    URL de retorno de chamada:
    https://[CRMDOCLIENTE].kv.crm.gratis/webhook/index.php


    Token: cbee3bd4-0580-4b0c-846c-ba2840690f70
    OBS: o Token sempre será o mesmo.

  11. Clique em Gerenciar:

  12. Clique em Assinar de todos os itens e clique em Concluir:


  13. Acesse seu CRM como administrador clique no Menu > Configurações> Configurações CRM

  14. Clique em OUTRAS CONFIGURAÇÕES > Chat

  15. Clique em +Adicionar


  16. Em nome escreva seu número de telefone e clique em Usar META

  17. Preencha os campos da seguinte forma:
    Nome: Número de telefone com 55 EX: 5511987654321
    Business ID:  https://graph.facebook.com/v19.0/388155131040612 Coletado no 54º Passo
    URL Gateway: https://graph.facebook.com/v19.0/388923264284790 Coletado no 53º Passo
    API Key: jhabshb378hs83bsuhub3b3u3hsbu3bjhbss Coletado no 42º Passo
    Tipo Gateway: WhatsApp

Clique em Salvar.




Gostou deste artigo? 0

Tags

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Mostrar mais

Escreva um comentário:

Não encontrou o que procurava?

Abra um chamado e nossa equipe de especialistas irá analisar.

Abrir Chamado